Adolescer com ESTILO
Ambulatório de Adolescência da Unicamp
Um estilo de vida saudável faz toda diferença!
Uma espinha!!! E agora?
Por Talita Lima Ribeiro
Médica Residente – Pediatria UNICAMP
Daí você acorda no dia da melhor festa do ano, pronto pra começar com o pé direito, vai pra frente do espelho olhar aquele seu rostinho bonito e... PÁ!! Dá de cara com aquela imensa, vermelha e desnecessária ESPINHA no meio da sua testa.
E o que você faz?????
A) Senta e chora pensando em todas as selfies arruinadas
C)Toma coragem e espreme a lazarenta até não aguentar mais
D) Passa todos os possíveis produtinhos caseiros na esperança de um milagre
E) Todas as anteriores
B) Busca todos os tutoriais possíveis na internet
Pois é... bate o desespero mesmo. Mas viemos para dizer que vocês não estão sozinhos ! A verdade é que mesmo todas aquelas peles aparentemente impecáveis que aparecem nos filmes e tapetes vermelhos um dia já passaram por isso. A acne (o nome oficial da espinha) faz parte de um conjunto de mudanças físicas, emocionais e psíquicas que caracteriza a puberdade (para saber mais sobre puberdade clique aqui). Isso acontece porque todas aquelas mudanças hormonais aumentam a produção de gordura da nossa pele e alteram a forma com que as células da pele se renovam, facilitando que os nossos poros se obstruam e fiquem inflamados. Mas todo esse processo acontece em graus diferentes de intensidade, por isso algumas pessoas tem mais cravos (mais obstrução e menos inflamação) e outras podem ter acne grave com nódulos super dolorosos e até cicatrizes (grau intenso de inflamação). A questão é que ter espinhas faz parte do processo natural da adolescência e quase ninguém fica imune, por isso saiba que você não é o primeiro e nem o último a enfrentar essa condição.
Mas o que você pode fazer em relação a isso????
Acredite, existe tratamento! Um tratamento que precisa de paciência e muitos cuidados.
A primeira coisa que precisamos esclarecer é que acne não é frescura, nem vaidade, mas sim um problema de saúde e por isso DEVE ser devidamente discutido com o seu médico. Hoje sabemos através de estudos científicos que existem diversas opções de tratamento, cada uma delas agindo de alguma forma na causa da formação da acne. Graças a esses estudos sabemos também algumas regrinhas de ouro para lidar com o problema:
1- Não tente espremer , cutucar, furar nem nada do tipo. Além de aumentar a inflamação pode causar a entrada de bactérias pela pele e agravar ainda mais o problema
2- Não use produtos caseiros pois não há eficácia demonstrada cientificamente
3- Evite produtos que tenham óleo na sua formulação
4- Lave o rosto em torno de 2 vezes ao dia, de preferência com produtos a base de acido salicílico ou enxofre. Não tente limpar compulsivamente a pele!
5- Evite a exposição ao sol e use protetor solar
6- Não use produtos dos outros. Cada pele tem a sua característica e muitas vezes o que funciona pra um não funciona pra outro.
Existem também cremes, pomadas e medicamentos para o tratamento da acne mas estes devem ser usados sob prescrição e orientação médica devido a sua especificidade e possíveis riscos.
Lembrem-se: estamos aqui pra ajudar, então qualquer dúvida é só entrar em contato!
Publicado em: 11/07/2016